Onde está a sororidade?

segunda-feira, 9 de julho de 2018


Olá, moçada bonita! Você já ouviu falar sobre a palavra sororidade? Caso não, eis que te apresento. Buscando um significado que o definisse melhor, achei este: "É a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum." Ou seja, é o apoio entre mulheres em busca de um objetivo. 


Eu participo de um grupo feminino no Facebook bem conhecido chamado Gina Indelicada, o único homem neste grupo é o dono que o chamamos de Palitão e nós participantes somos as Palitas. Existe mulheres de diversos lugares do Brasil, cidades que nunca ouvi falar, e nele é compartilhado várias histórias, desde a felicidade de um nascimento de bebê a situações tristes como uma agressão física, por exemplo.

Antes de expor meu pensamento, quero dizer que o grupo é muito legal, tem mulheres incríveis, tem histórias fantásticas e pensei nelas quando resolvi falar sobre este tema. Porém o que vez ou outra me deixa pensativa no grupo é quando uma mulher conta uma situação de agressão por parte do seu parceiro, algumas outras mulheres que por desconhecer o significado da palavra sororidade acha que o fato se deu por conta da mulher ser a errada na história e não o seu agressor. Ou quando uma outra mulher posta uma foto de seu corpo, deixando claro que não está satisfeita com seu peso e as outras ao invés de darem apoio, diminuem ainda mais a auto-estima daquela pessoa.

E se pararmos para pensar, temos muitas situações no nosso cotidiano, quando a colega do serviço faz de tudo para te colocar pra baixo, ou quando estamos no ônibus e entra uma mulher bonita e logo tentamos achar um defeito naquela mulher, porque em nosso entendimento nós precisamos ser a melhor, ser a mais bonita. Um fato triste é que ao invés de apoiarmos umas as outras, ainda existe muitas barreiras impedindo esse movimento, esse pensamento.

Imagine se todas as mulheres parassem de querer ser superior uma a outra e dessem as mãos em prol de um objetivo? Nós conseguiríamos alcançá-lo com certeza. É por este motivo que várias mulheres, hoje ícones morreram lutando, muitas lutam e continuarão a lutar.  Se somos fortes sozinhas, unidas somos mais fortes ainda. Pratique a sororidade!

Com amor,
Priscila.


27 comentários :

  1. Olá Priscila, depois que conheci essa palavra e seu significado, mudei muito a minha forma de agir com outras mulheres. É triste ver como algumas mulheres ainda depreciam outras, como nos casos que você mencionou. Com certeza somos muito mais fortes unidas. Gostei do texto ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ariadne! Precisamos melhorar e muito ainda! Obrigada!:3

      Excluir
  2. Eu nunca tive isso de querer ser mais bonita que outra mulher, até porque sempre tive complexo de inferioridade, sem contar que minhas melhores amigas sempre foram mulheres.
    Mas agradeço a toda essa coisa de empoderamento e sororidade pois aprendi a gostar mais de mim e ser uma pessoa cada vez melhor para mim e para as outras pessoas num geral.
    Nós mulheres temos que nos unir cada vez mais. Ótimo post! <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você esteja sabendo lidar com isso, e aprendendo também! Muito obrigada! :*

      Excluir
  3. linda sua reflexão, precisamos disso mais vezes. Sororidade é importante em todos momentos da vida!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que amor de texto, acredito muito nisso tudo ♥ Precisamos nos unir cada vez mais, somos mulheres e não precisamos ser rivais, juntas somos mais fortes.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  5. Verdade precisamos nos unir cada vez mais.
    Amei o texto.
    Boa semana.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto, vamos dizer um BASTA a essa competição entre as mulheres
    beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  7. Amei sua reflexão, mulheres se tratam como inimigas, moro em uma cidade bem pequena e tudo que mais tem aqui é gente querendo ser mais que o outro. Triste isso! Juntos somos mais fortes.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Lindo o texto, adorei demais.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Acredita que sou uma palita também? haha #VNG
    Amo o grupo e também já percebi que sororidade passa longe daquele grupo, infelizmente algumas mulheres preferem criticar do que ajudar... o que é uma pena, né? :(

    caroleseusesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa! #VNG
      É uma pena mesmo, Carol! Que possamos aprender e passar a diante o significado dessa palavra!:*

      Excluir
  10. mt bacana esse post, essa palavra e essa ideia tem que ser cada vez mais difundida, precisamos muito nos unir e nos ajudar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Que post mais incrível! Acho que a população deveria sim conhecer o significado dessa palavra e colocar em prática o que significa, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Sororidade é a palavra chave, não para acabar com o machismo e todas os problemas que nós mulheres sofremos, mas sim lutarmos juntas contra tudo isso. Amei seu texto.

    Beijos!
    https://blogtrendreport.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei de conhecer esse termo. Acho a união e comunhão coisas bonitas de serem vistas. Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) e obrigada por comentar! <3
Me encontre nas redes sociais: Instagram l Facebook l Pinterest

COPYRIGHT 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO COM AMOR POR PISH AND POSH